Unhas encravadas são um problema bem comum, afetando muita gente. Elas podem ocorrer em qualquer dedo, seja das mãos ou dos pés, mas são mais comuns no dedão do pé e são causadas quando a borda da unha cresce para dentro. Isso causa dor, inflamação e, dependendo do quadro, pode até causar infecção.

Existem uma série de fatores que podem levar à unha encravada, inclusive uma má formação que faz o problema ser crônico. Mas alguns hábitos fazem com que o quadro aconteça e seja recorrente.

Entre eles é possível destacar:

  • Uso de calçados apertados;
  • Cortar as unhas muito curtas;
  • Cortar as unhas e deixá-las arredondadas;
  • Lesões ou traumas no pé.

Se você se identifica com algum desses casos, é bom ficar de olho. Para você identificar se sua unha está, de fato, encravada, preste bastante atenção aos sinais

Como prevenir contra unhas encravadas

Por mais que, na maioria das vezes, unhas encravadas sejam um problema simples, é sempre um quadro bastante incômodo. Sendo assim, o melhor a se fazer é investir na prevenção. Então siga essas dicas:

 

  1. Use sapatos confortáveis e bem ajustados – Sapatos apertados ou que não se encaixam corretamente podem colocar pressão nos dedos dos pés, causando traumas que podem desencadear unhas encravadas. Escolha calçados que sirvam de forma adequada.

 

  1. Corte as unhas corretamente – O ideal é fazer cortes retos e não muito curtos para evitar que as bordas das unhas cresçam para dentro da pele. Se for fazer o corte de alguém, cuidado redobrado, especialmente em bebês e crianças. Eles também podem sofrer com esse problema.

 

  1. Mantenha os pés limpos e secos – Manter os pés limpos e secos pode ajudar a prevenir infecções nas unhas. Certifique-se de sempre secar bem os pés e usar apenas meias igualmente limpas e secas.

 

  1. Evite lesões nos dedos dos pés – Lesões nos dedos dos pés podem aumentar o risco de desenvolver unhas encravadas. Por isso, dê preferência sempre a sapatos confortáveis e que vão proteger seus pés, especialmente durante atividades físicas. E evite andar também descalço em áreas públicas.

 

  1. Consulte um podólogo – Se você tiver unhas encravadas recorrentes ou graves, consulte um podólogo. Eles podem ajudar a tratar a condição e fornecer conselhos sobre como prevenir futuras ocorrências. Além disso, é recomendado também consultas regulares para identificar o quadro o quanto antes para evitar que ele se agrave.

 

Para garantir o seu conforto e te dar mais praticidade no dia a dia, a All Pé tem diversas lojas espalhadas por todo o país, sempre com profissionais altamente capacitados para te atender e entregar as soluções adequadas ao seu caso.

Conheça nossa lista de unidades, escolha a mais perto de você e agende seu horário agora mesmo!

 

error: Conteúdo protegido!!
Cassino Brasileiro