Frieira ou pé de atleta – Aprenda a prevenir e conheça possíveis tratamentos. 

Independente do nome que você dá para o problema, fato é que causa coceira, ferimentos leves, ardor, descamação e mau cheiro no local infectado. É um acometimento entre os dedos dos pés.

Mas o que causa a frieira? Como fazer para evitar? Há tratamento? Tudo isso você vai ficar sabendo aqui!

O que é frieira

É uma infecção causada por um fungo. Ele é extremamente contagioso, seja no contato direto com a pele ou em roupas, superfícies, toalhas e lençóis contaminados. O fungo causador da doença se desenvolve mais rapidamente em ambientes quentes e úmidos, como chuveiros, vestiários, piscinas e saunas, além de meias e sapatos fechados.

Como evitar a frieira

O melhor a se fazer é investir na prevenção. Se for frequentar algum dos locais citados, o ideal é estar sempre de chinelo para minimizar ao máximo o contato com pontos possivelmente infectados.

Outro ponto muito importante é ter cuidado com a higiene dos pés. Mantenha eles sempre limpos, mas não se esqueça de secar muito bem após o banho, com atenção especial para o espaço entre os dedos – ainda mais se você for calçar meia ou sapato fechado logo depois. Hidratar os pés é importante mas não entre os dedos.

Com relação às meias, dê preferência para produtos de algodão e troque pelo menos uma vez por dia, mas preferencialmente a cada uso. Além disso, deixe sempre os calçados em local arejado por pelo menos 24 horas antes de guardar ou calçar novamente. Uma boa dica é limpar a parte interna com álcool 70%.

E não se esqueça de observar constantemente entre os dedos dos pés para avaliar se há alguma inconformidade. Para uma opinião profissional e especializada, você pode – e deve

– inclusive marcar podologia preventiva, o que vai reduzir ainda mais os riscos do problema aparecer. E, caso ele apareça, ele será identificado rapidamente, o que agiliza o tratamento.

Por falar nisso…

Tratamento contra frieira

Em casos simples, a podologia corretiva é não só eficiente, como é um resultado imediato.

Se o podólogo identificar que o quadro já está mais avançado, é possível que você precise até ser encaminhado a um médico para fazer um tratamento tópico, com cremes e pomadas

De aplicação local, ou até mesmo uma intervenção com remédios antibióticos, o que pode durar até semanas.

Há quem aposte também em tratamentos caseiros, como usar um dente de alho. Entretanto, essas fórmulas não possuem comprovações científicas e podem até contribuir para o agravamento do quadro ou o aparecimento de novas infecções.

Por isso é tão importante o foco nos cuidados com a prevenção. Marque agora mesmo uma consulta na unidade mais perto de você para se livrar deste e de outros problemas da saúde dos pés e receber orientações de cuidados por um profissional especializado.

Posts Relacionados

Logo-footer

A melhor franquia de
saúde dos pés do Brasil

Entre em contato e saiba mais sobre como fazer parte deste time


error: Conteúdo protegido!!
Cassino Brasileiro