Bicho de Pé: O que é, como prevenir e como tratar.

 

Os nomes podem ser vários. Bicho de areia, pulga de areia, bicho de porco, tunga, bicho de cachorro e por aí vai. É um problema tão comum no Brasil que cada região tem uma denominação própria.

Mas o mais comum mesmo é chamar de Bicho de Pé. Ele é um parasita que entra pela pele, principalmente pelo pé, daí o nome. Ele se alimenta do sangue, despeja seus ovos na cavidade criada e se desenvolve rapidamente, podendo causar uma série de sintomas.

Sinais e Sintomas do Bicho de Pé

  • Nódulo branco com ponto preto no centro
  • Dor e desconforto na região da ferida
  • Vermelhidão e inchaço
  • Erupções na pele
  • Coceira intensa
  • Secreção esbranquiçada ou amarelada

Como prevenir

A doença é contraída ao ter contato direto da pele com o parasita. Ele geralmente habita locais úmidos, escuros, sujos e lamacentos. Por isso, a melhor forma de se prevenir contra o Bicho de Pé é evitar caminhar descalço por ambientes assim. Para quem possui pets é importante redobrar o cuidado. A pulga causadora da doença também pode se alojar no pêlo do animal caso ele corra livre por ambientes contaminados. Isso faz com que ele esteja suscetível a ser parasitado e pode ser que ele seja um vetor, levando o Bicho de Pé até você. Por isso, evite deixar cachorros e gatos se aproximarem de locais assim. E sempre cheque os pêlos para identificar e eliminar o parasita.

Tratamento contra Bicho de Pé

Bicho de Pé tem cura e é um processo simples, mas que precisa ser feito por um especialista para evitar outras infecções.

A pulga é retirada por instrumentais apropriados que   devem estar esterilizados e o local acometido  precisa ser devidamente higienizado antes de iniciar a retirada. É importante também que seja feito um curativo para agilizar a recuperação.

Não é recomendado fazer esse procedimento em casa. Materiais domésticos, aliados à falta de capacitação, podem não solucionar o problema completamente e agravar o quadro infeccioso. Isso obrigaria acompanhamento médico e tratamento com antibióticos. O ideal é que você procure a loja da All Pé mais perto de você para que a gente retire o parasita com toda a segurança e faça tanto a limpeza da ferida quanto o curativo.

Agende um horário pelo WhatsApp da unidade e dê adeus ao Bicho de Pé!

Posts Relacionados

Logo-footer

A melhor franquia de
saúde dos pés do Brasil

Entre em contato e saiba mais sobre como fazer parte deste time


error: Conteúdo protegido!!
Cassino Brasileiro